Reprodução

Ninho, Incubação e Eclosão


A reprodução pode ser conseguida da seguinte maneira: coloca-se na caixa de criação, um pires com uma camada de cerca de 2cm de algodão hidrófilo embebido em água.
É absolutamente necessário que esteja sempre úmido, porém jamais deverá ficar encharcado. As fêmeas farão a postura no algodão.
Ao fim de oito dias, transporta-se o pedaço de algodão para outra caixa , onde a temperatura deverá ser constante, por volta de 30ºC.
De 2 a 3 semanas depois deverá surgir um grande número de pequeninos grilinhos.

Ciclo de Vida
São insetos de metamorfose incompleta (ovo-ninfa-adulto), ou seja, não possuem o estágio de pupa.Os ovos medem cerca de 2mm, têm formato de bastões, são amarelados e razoavelmente translúcidos, podendo ser vistos a olho nu. Demoram de 15 a 20 dias para eclodir.Os grilos recém nascidos se parecem com pequenas formigas que invadiram o aquário.Os grilos filhotes são chamados de ninfas. Essa fase vai desde o nascimento até a maturidade sexual.As ninfas são semelhantes aos adultos, porém menores.Elas passam por5 a 7 trocas de exoesqueleto até se tornarem adultos. O exoesqueleto é rígido, e precisa ser trocado para permitir o desenvolvimento corporal.Sabemos que um grupo de grilos chegou a fase de adulto quando começamos a ouvir o som dos machos “cantando” vindo de dentro da caixa.De uma maneira geral, a fase adulta tem início aos 60 dias de vida, e com cerca de 90 dias terminam o ciclo e morrem.Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo. Grilos adultos podem viver cerca de 1 a 2 meses. Quando seu canto já estiver baixo, é sinal de velhice.

Dimorfismo Sexual
São características das fêmeas adultas:

     Possuem 3 longos tubos na região posterior. O tubo central é o ovopositor, com cerca de 1,5cm de comprimento, o órgão com o qual ela introduz os ovos no solo.
Ø             Possuem as asas completamente desenvolvidas e lisas
Ø             Geralmente são maiores que os machos.
Ø             Não produzem som relevante.

   São características dos machos adultos:

     Possuem apenas 2 tubos longos na região posterior. Não possuem ovopositor.
Ø             Possuem as asas mais ásperas, com aspecto de amassadas.
Ø            Geralmente são menores que as fêmeas.
Ø            Emitem um som para atrair as fêmeas e delimitar um território.